CURSO

Informações Gerais

Curso: Bacharel em Fisioterapia
Regime Acadêmico: Semestral
Turno de Oferecimento: Noturno
Duração mínima: 5 anos
Duração Máxima: 8 anos
Carga horária do curso: horas
Modalidade de Oferta: Presencial

Apresentação

A Fisioterapia está em constante processo de expansão das possibilidades do campo de atuação profissional. Com isso, há exigência de uma qualificação técnico científica também constante e, pro esta razão, o IMES Catanduva procura direcionar o curso de Fisioterapia em atendimento às demandas da atualidade.

A Fisioterapia é uma profissão de significado importante na área das Ciências da Saúde e está se consolidando como interventora no processo de promoção, manutenção e recuperação das condições de saúde da população e como ciência, uma vez que a produção científica brasileira aumentou de forma substancial, quantitativa e qualitativamente.

A busca por uma melhor qualidade de vida induz o indivíduo a participar da escolha do que lhe é mais saudável e, sob este aspecto, muitas vezes, a Fisioterapia é a opção de terapia eleita. Para acompanhar a evolução da saúde é essencial a presença de profissionais capacitados a promover, prevenir, manter e melhorar as condições de vida e saúde humana. É importante ressaltar que a tendência mundial é privilegiar a saúde, concebendo-a como fator promotor da boa qualidade de vida.

O curso de Fisioterapia do IMES Catanduva volta-se para o cuidado do ser humano como um todo e concebe o processo saúde/doença através de uma interdependência e inter-relação do homem com o meio em que vive que visando atender a prevenção, promoção e reabilitação.

Perfil do Egresso

O Curso de Graduação em Fisioterapia do IMES Catanduva espera de acordo com proposto na Resolução CNE/CSE 04/2002, que o seu egresso seja um profissional da saúde com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual e, para tal, imprime:

  • formação com visão ampla e global, sempre respeitando os princípios éticos/bioéticos e culturais do indivíduo e da coletividade;
  • formação com capacidade de ter como objeto de estudo o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas alterações patológicas, cinético-funcionais, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas, objetivando a preservar, desenvolver, restaurar a integridade de órgãos, sistemas e funções, desde a elaboração do diagnóstico físico e funcional, eleição e execução dos procedimentos fisioterapêuticos pertinentes a cada situação;
  • capacidade de tomar iniciativas, realizar o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais de informação;
  • formação empreendedora, gestora e exercer liderança na equipe de saúde;
  • capacidade de buscar o conhecimento, nas teorias e nos exercícios práticos.

Objetivos do Curso

Gerais

O curso de Fisioterapia do IMES Catanduva tem como objetivo geral formar profissionais com competência para atuar em diversos níveis de atenção à saúde, visando à promoção, manutenção, proteção, recuperação ou reabilitação da mesma nos indivíduos para a sua integração / reintegração na sociedade assim como a prevenção de deformidades que possam surgir em decorrência de determinadas patologias ou pelo desempenho de atividades do cotidiano ou do trabalho, sempre com o intuito de melhorar a qualidade de vida do indivíduo e, consequentemente, da comunidade.

Específicos

  • Proporcionar os conteúdos essenciais para os alunos do curso de Fisioterapia, contemplando as Ciências Biológicas e da Saúde; as Ciências Sociais e humanas; os Conhecimentos biotecnológicos e fisioterapêuticos;
  • Proporcionar aos alunos do curso de Fisioterapia as competências gerais e específicas requeridas para o desenvolvimento profissional;
  • Assegurar aos alunos a prática fisioterapêutica de intervenções preventivas e curativas, nos diferentes níveis de atuação: ambulatorial, hospitalar e comunitário.

Organização Curricular

A estrutura curricular do curso segue as orientações emanadas das Diretrizes Curriculares Nacionais